Assim fomos... Assim somos... Assim seremos...

No ano do Centenário do Escutismo a nível mundial, o Agrupamento 109 completa 80 anos de actividade ininterrupta.

Assim fomos…
Nesta aventura de 80 anos, não são as datas escritas que interessam, mas sim as vivências de quem por cá passou, as amizades feitas – algumas para a vida, os valores inculcados pela lei e promessa, pelo sistema de patrulhas, pela vida em campo, pelo aprender fazendo, pela mística e simbologia, pelo sistema de progresso, apoiados por adultos capazes de educar através do exemplo e revelar o potencial de cada criança e jovem.
E isto são coisas que ficam, que se sentem, que se transmitem… Porque…

Assim somos…
E é este legado que queremos continuar… O legado do método escutista.
Deixando “o mundo um pouco melhor do que o encontrámos” como B-P nos ensinou, vivendo a radicalidade que é Cristo.
Coisa simples, não é?

Assim seremos…
Porque só faz sentido recordar o passado, para enquadrar o presente e para perspectivar o que se quer fazer no futuro.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Notícia no Diário As Beiras

Raquel Mesquita

ANIVERSÁRIO
Agrupamento 109 em festa
Há 100 anos no mundo, há 80 em Santo António dos Olivais, o Agrupamento 109 tem agora uma nova sede. Em dia de aniversário, a alegria e o convívio foram destaque.
Lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e também antigos escuteiros ou simples curiosos marcaram presença na comemoração de mais um aniversário. A antiga escola do 1.º ciclo do ensino básico n.º 5, no Largo do Mosteiro de Celas, é a nova sede do Agrupamento 109. O local sofreu algumas obras, ganhando uma nova cor e vida. Antes da cerimónia, ouviram-se os típicos gritos de guerra de cada grupo. O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade, apesar de se apresentar um pouco doente, não deixou de referir que os escuteiros "conseguem transmitir vitamina de vida, saúde e camaradagem". Também o antigo escuteiro, "Chefe Alfaiate" enalteceu a alegria do grupo jovem. "E a juventude não é só de cara, mas também de alma", realçou.
A abençoar a cerimónia e a sede esteve o pároco Frei Domingos. "Formação humana e camaradagem caminha lado-a-lado com a formação espiritual", disse. No entender do Frei Domingos, a prática de escutismo "tira cá para fora tudo o que de belo e bom temos dentro de nós".
E porque a fome aperta sempre em altura de festa, o cheiro a carne assada não deixou ninguém indiferente. O almoço-convívio juntou à mesa escuteiros, familiares e amigos. A festa contou também com a inauguração de uma exposição fotográfica. A mostra reúne fotos, onde se consegue apreciar "pequenos, grandes momentos" da história do Agrupamento 109.

"E o lema é : fraternidade,
ar-livre e serviço"
São cerca de 120 escuteiros que diariamente frequentam o espaço. E numa altura em que as crianças "têm dificuldades em assumir compromissos", o escutismo tenta combater essa têndencia, propondo novas alternativas. Jorge Noro, mais conhecido por "Pituca", é o chefe de agrupamento adjunto. Há já vários anos nestas andanças, "Pituca" destaca como ponto forte a grande camaradagem e o sentido cívico que se ganha.
O Agrupamento 109 é um dos 11 agrupamentos de escuteiros da periferia urbana. Fundado em 1927, a história tem se vindo a construir aos poucos. "Temos picos altos e baixos. Há dois anos que queríamos uma sede e agora conseguimos. Daqui para a frente a dinâmica vai ser maior", explica.
Quanto à pergunta "o que atrai mais os escuteiros?", Pituca não tem dúvidas: "são os acampamentos. Todos gostam e querem fazer".

http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=53355&ed=17122007

Sem comentários: